CONHEÇA NOSSAS CERTIFICAÇÕES

CERFLOR



As atividades que compreendem o manejo florestal da CMPC Celulose Riograndense também são certificadas pelo Cerflor, um programa brasileiro reconhecido pelo sistema europeu PEFC - Programme for the Endorsement of Forest Certification Schemes. De caráter voluntário, seu objetivo é incentivar o bom manejo das florestas plantadas e nativas e assegurar a cadeia de custódia de um determinado empreendimento. Os princípios, critérios e indicadores do Cerflor – aplicáveis para todo o território nacional e descritos em normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) – conciliam aspectos econômicos, ambientais e sociais. Além da certificação das florestas, existem regras para demonstrar que todas as etapas envolvidas no processo foram rastreadas garantindo que o produto foi efetivamente confeccionado com matéria-prima oriunda de florestas certificadas – trata-se da certificação da cadeia de custódia.




FOREST STEWARDSHIP COUNCIL® (FSC®)



Por seguir rigidamente às normas ambientais, produzir com respeito à natureza e contribuir para o desenvolvimento social e econômico das comunidades da região, a CMPC Celulose Riograndense recebeu o certificado de Manejo Florestal emitido pela Forest Stewardship Council® (FSC®)*, organização independente, não-governamental, sem fins lucrativos, criada para estimular o manejo responsável das florestas do mundo. O FSC é considerado um sistema de certificação florestal com credibilidade internacional devido à metodologia de avaliação das operações florestais que inclui a participação dos grupos sociais potencialmente afetados pelas atividades através de uma avaliação rigorosa das práticas ambientais e análise da viabilidade econômica e social da produção.




VER PDF VER PDF

Política de compra de madeira



A CMPC Celulose Riograndense, preocupada em assegurar, de todas as formas, a origem da matéria-prima utilizada em seus processos produtivos, estabeleceu uma Política para Compra de Madeira.




VER PDF

Cadeia de Custódia



A CMPC Celulose Riograndense utiliza somente madeira oriunda de plantios próprios e/ou de produtores independentes, obedecendo aos requisitos da Norma ABNT NBR 14789 - Manejo Florestal e ABNT NBR 14790 - Cadeia de Custódia.




VER PDF

Compromisso Público






VER PDF

CONHEÇA A RESERVA BARBA NEGRA

Verdadeiro santuário da Natureza, com uma área de preservação
permanente de 2,4 mil hectares.

SAIBA MAIS