O termo “faculdade”, que é uma derivação de uma palavra latina “faculdades”

não tem o poder de nos levar à conclusão de que a origem da instituição de
ensino superior é a Europa medieval. Nem a ideia, a história, o propósito, nem a
função de uma faculdade, como definido e interpretado pelos europeus, explicam
a originalidade de Bolonha. Os estudiosos devem ser justos em compreender e
apresentar história e ideia ou significado da faculdade. Isso porque o ensino
superior vem se desenvolvendo em diferentes lugares de diferentes formas. A
partir dessas perspectivas, será justo explorar e reconhecer a existência de
várias formas de instituições de ensino superior nos diferentes cantos do
mundo. Não é só isso! Também é melhor reconhecer sua contribuição às
instituições de ensino superior modernas.
http://www.unoeste.br/site/ensino/Documentos/FIES/FIES_Aditamento.pdf
A interação das diversas instituições de ensino superior, seus alunos e
estudiosos é evidente a partir da internacionalização dos séculos VII e VI. Nessa
época, estudantes e acadêmicos/professores do Japão estavam viajando para a
China para estudar.
Faculdades europeias medievais e instituições árabes de ensino superior
receberam acadêmicos de várias áreas, incluindo da África, independentemente
da nacionalidade. Estudantes antigos e medievais e estudiosos de instituições
de ensino superior viajaram com toda a cultura acadêmica que desenvolveram
em casa e interagiram com seus colegas. Assim, em um ambiente onde havia
instituições de ensino superior antigas diversificadas em cantos do mundo, é
difícil e injusto considerar as faculdades medievais europeias como as únicas
instituições de ensino superior originais e indiscutíveis do mundo.
É óbvio, no entanto, que através do processo de colonialismo, neocolonialismo
e globalização, as instituições e faculdades europeias de ensino superior têm
altamente moldado, influenciado e impactado instituições e faculdades de
ensino superior em o mundo em termos de sistema, organização estrutural,
currículo, linguagens instrucionais, metodologia de pesquisa, pedagogia
institucional e assim por diante. Isso deve ser alterado através de rigorosos
estudos e diálogos.