A tecnologia do compressor

climatizador evaporativos

Segundo Salvador Gil, doutor em Física, especialista em consumo de energia e professor da UNSAM, hoje os condicionadores de ar mais eficientes e aconselháveis são os de classe A ou superior tanto para frio quanto para calor, e que também funcionem com a mais recente tecnologia .inversor . Qual é a diferença? Que os tradicionais têm compressores do tipo on-off , que ligam e desligam : vão desde trabalhar na potência máxima (até a temperatura desejada) até ficar parados (quando o fazem).

Os inversores, por outro lado, uma vez iniciados, trabalham continuamente , sem parar, modulando a intensidade, o que é muito mais eficiente. Dessa forma, segundo Gil, eles conseguem manter a temperatura desejada, economizando de 35% a 50% de energia em relação a equipamentos convencionais equivalentes. Ar condicionado: dicas práticas para usar menos energia e refrigerar melhor – Em dias estressantes existe o risco de sobrecarregar os equipamentos e de seu consumo de eletricidade disparar.

Como evitá-lo sem abrir mão do conforto. Os hábitos de uso determinam em grande parte o impacto que o ar condicionado terá nas contas de eletricidade futuras. Em tempos de ondas de calor e temperaturas sufocantes como a atual, é fácil sentir alívio ligando o ar-condicionado. O perigo, caso alguns cuidados não sejam tomados, é que essa comodidade acabe impactando excessivamente na próxima conta de energia elétrica, que em muitos lares já começou a perder subsídios.